Comentários

(22)
M
Maguiace Maguiace
Comentário · há 2 anos
Catarina, lamento rebater totalmente o sentido da sua nota, entendendo por tal, os meios que existem para "solucionar os problemas dos consumidores".
É a ideia (para mim, ardilosa) que se pretende instalar no consumidor na atualidade e que, na verdade, está longe da verdade.
A realidade é que dependemos, em muitos casos, da "moralidade" das empresas para REALMENTE achar solução.
Aqueles "canais de comunicação" são um exemplo. As empresas pressionam enquanto não visualizem no seu horizonte uma punição inconveniente.
(Punições fracas como as aplicadas nas operadoras de telefones, continuam sendo excelentes negócios)
O Procon em quase todo o país está atendendo apenas com estagiários que na enorme maioria dos casos não fornece uma orientação útil e acaba recomendando (como você na nota) a procura de um advogado que SEMPRE está atrás de um lucro, obviamente.
E ainda o advogado recebe do cliente e também do derrotado.
Negócio redondo.
E pior ainda na justiça, quando o juiz determina que tantas importunaçoes e aborrecimentos com a empresa na verdade não constituem nenhum dano ou coisa assim, e só quem deve pagar honorários é o consumidor dado que as empresas no geral, possuem serviços legais permanentes.
Ora, vamos parar de ser fingidos.
A realidade atual é que os procons em muitos dos casos apenas servem para pagar salários públicos, prover práticas para estagiários e formar um canal de derivação a advogados.
Não consegui achar em Procon algum ser atendido por profissional idôneo (região Sul) que entendesse do meu problema.
Triste verdade o desamparo e abandono do consumidor
1
0
M
Maguiace Maguiace
Comentário · há 3 anos
Bom dia Felipe.. "PROCON não possui poder para impor decisão a ninguém, ele atua apenas intermediando a situação". Mas ele não assessora o consumidor? Nada diz quanto as diretivas da lei?Não pode opinar?... Em que consiste aquela "intermediação" Felipe?.. é obvio que no geral, o consumidor pouco sabe das leis que o amparam e não maneja em detalhe seu direito; assim, acredito, se faz INDISPENSÁVEL a atuação do PROCON PRO-TEGENDO o CON-SUMIDOR principalmente assessorando quanto aos seus direitos: esclarecendo perante as empresas -e a ele é claro- o que exatamente diz a lei em relação ao problema que possa haver. Nós contribuintes, pagamos impostos de onde são deduzidos os salários de TODO o funcionalismo público, incluidos os PROCONs de todo o país. No mínimo temos direito a receber o assessoramento dos advogados do PROCON que recebem seu salário para isso. Pois bem.. o PROCON do PR não esta me assessorando numa questão já de longa data (mais de 4 anos) de cobranças indevidas no cartão de crédito Visa Santander. Santander INSISTE, INSISTE E INSISTE numa cobrança que -tenho certeza- é ilícita; eu não estou pagando e claro, a empresa simplesmente vai carregando no saldo "devedor" com todos os encargos havidos e por haver. Não adiantou até agora reclamar perante o consumidor. com.br (estou fora do Brasil por causa da maldita pandemia): o "consumidor.com.br" (que também recebe salarios dos nossos impostos) não se manifesta dilucidando a questão e eu não posso nem iniciar um processo no PROCON nem na Justiça. Enquanto isso a empresa continua me azucrinando mês a mês com cobrança ilegítima que sem dúvida me provoca um estado de indefensão, irritabilidade e desassossego que é um grande prejuizo.
Como fazer para obter um assessoramento deles? ou de algum órgão que possa parar o bloquear estas cobranças improcedentes? ou de vez me informar que eles estão certos -não acho- e eu pagar se for o caso. Obrigado
1
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros perfis como Maguiace

Carregando